Transmissão comunitária faz SP e RJ suspenderem aulas e eventos. Pelo mundo, balanço aponta mais de 5 mil mortes por Covid-19. Primeiro paciente infectado no Brasil está curado.
Destaques desta sexta (13):
- Exames atestam que o presidente Jair Bolsonaro não está com coronavírus
- A Europa é o novo epicentro do coronavírus, diz OMS
- Prefeitura de São Paulo e Governo de Goiás cancelam todos os eventos de massa por tempo indeterminado
- Lollapalooza Brasil é adiado para o segundo semestre
- Argentina registra a 2ª morte, desta vez um professor universitário de 61 anos
- Venezuela confirmou os primeiros dois casos
- O prefeito de Miami, Francis Suarez, testou positivo para Covid-19
- Há mais de 130 mil casos de Covid-19 no mundo e ao menos 5 mil mortes
- Mulher de Trudeau tem diagnóstico de coronavírus confirmado no Canadá
- O Irã tem mais de mais de 11 mil casos da doença e 514 mortes
- A Itália ultrapassou as 1,2 mil mortes e já tem mais de 17 mil casos confirmados; 250 foi o número de mortes somente nas últimas 24 horas
- Torre Eiffel e Museu do Louvre fecham por tempo indeterminado
- Primeiro paciente com caso de coronavírus confirmado no Brasil está curado
Apoio famoso
A cantora norte-americana Gloria Gaynor gravou um vídeo lavando as mãos ao som de “I Will Survive” e criou um movimento entre os fãs nas redes sociais.
“Você só precisa de 20 segundos para sobreviver”, escreveu a cantora em post nesta semana, quando o vírus foi considerado uma pandemia.
Bloqueios e cancelamentos
Em São Paulo, o festival Lollapalooza Brasil, que aconteceria nos dias 3, 4 e 5 de abril, foi adiado para o segundo semestre.
Em Goiás, a Tecnoshow, uma das principais feiras do agronegócio do país, foi adiada por tempo indeterminado. O evento estava marcado para os dias entre 30 de março e 3 de abril.
A Maratona de Boston, nos EUA, prevista para acontecer em 20 de Abril, foi adiada para Setembro como medida para evitar a dispersão do novo coronavírus. Em Nova York, eventos com mais de 500 pessoas, incluídos shows da Broadway, estão proibidos. Na Louisiana, as prévias para a eleição presidencial foram suspensas.
A Espanha vai anunciar estado de alarme neste sábado por coronavírus. Madri ordenou o fechamento de bares e restaurantes da capital espanhola a partir de sábado (14) como medida de controle do surto, já a Catalunha, comunidade autônoma, anunciou isolamento total da região.
Em Paris, o Museu do Louvre e a Torre Eiffel fechou suas portas por conta do coronavírus.
O Canadá suspendeu as sessões do parlamento local em meio a pandemia de Covid-19.
A Suíça impôs a bares e restaurantes que limitem o número de clientes a 50 pessoas. Além disso impôs controle de fronteiras com a Itália, o fechamento de escolas até o dia 4 de abril e também a proibição de eventos com mais de 100 pessoas.
Polônia e Dinamarca fecharão suas fronteiras para estrangeiros a partir do final de semana.
A Argentina anunciou a suspensão das aulas por 15 dias para evitar a dispersão do vírus. A Islândia também suspendeu todas as aulas e também proibiu a realização de eventos com mais de 100 pessoas.
O Paquistão anunciou o cancelamento das atividades escolares, assim como o Marrocos, que fechará todas as escolas e universidades a partir do dia 16, segunda-feira.
Testes nos EUA
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que os testes para coronavírus no país em breve serão realizados em larga escala, mas não forneceu detalhes sobre como isso será realizado. O prefeito de Miami, Francis Suarez, testou positivo para Covid-19.
Na sexta, o laboratório Roche obteve aprovação de emergência do governo dos Estados Unidos para um teste de diagnóstico do novo coronavírus, 10 vezes mais rápido do que os exames atuais.
Igreja Católica
O Papa Francisco afirmou que as medidas draconianas contra o novo coronavírus “nem sempre são boas” e pediu a bispos e padres que não deixem os fiéis sozinhos durante a pandemia.
Fonte: G1.Globo