728 x 90
[lbg_audio8_html5_shoutcast settings_id="1"]

Corpo de Bombeiros de Rondônia orienta uso seguro de fogos de artifícios durante as festas

Rojões, bateria, morteiro, serpente voadora, entre outros tipos, são os fogos de artifício mais vendidos durante o período de festas do fim de ano. Com o Natal e Ano Novo se aproximando, o Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBM RO) faz algumas recomendações para uso seguro dos fogos.

Como uma atração sempre tão aguardada pelas pessoas, o momento do show pirotécnico deve ser preparado com maior atenção desde o momento da compra do produto. O consumidor pode confiar no estabelecimento que conta com certificação do CBM e autorização do Exército Brasileiro. “Ele pode solicitar essa documentação. O ponto crucial para verificar o produto, é se possui certificação dos órgãos fiscalizatórios do Estado, como exemplo o Inmetro. Nunca comprar de ambulantes ou locais que você não conhece, pois pode ser um produto artesanal, que gera um risco muito grande aos que irão manusear”, explicou o capitão bombeiro, Mário Vergotti.

Como o comércio oferece diversos fogos de artifícios, o consumidor deve se atentar quanto à classificação: crianças, adolescentes, adultos e profissionais. O lojista tem como obrigação informar para que tipo de público o produto é direcionado. Outro passo importante é fazer a leitura do rótulo da embalagem, que orienta sobre o uso adequado do produto.

O Corpo de Bombeiros atua com a divulgação nas mídias sociais e imprensa, e no trabalho preventivo através da Diretoria de Atividades Técnicas em todo o Estado de Rondônia, com fiscalização nos comércios de fogos de artifícios. Esse é um trabalho contínuo, que no período festivo é intensificado nesses estabelecimentos.

MAIS ALGUMAS DICAS IMPORTANTES:

*Nunca utilizar fogos de artifício se a pessoa estiver alcoolizada.

*Não direcionar os fogos para o público.

*Sempre utilizar em ambientes abertos, longe de fiações e telhados.

*Sempre utilizar os rojões de forma que a mão fique distante o suficiente do ponto onde há explosão.

*Ao estocar fogos em casa, deixe-os em um local seco e longe de fogões e outros explosivos.

ACIDENTES

Alguns acidentes são muito comuns por decorrência da utilização inadequada dos fogos, ocasionando em dilaceração dos dedos e das mãos, perda auditiva, cegueira, além de queimadura.

A gerente de uma casa de fogos em Porto Velho pontuou o uso da base, já enviada pelo fabricante, de forma a contribuir com a segurança.

“Hoje, a pessoa só solta os fogos na mão por imprudência, porque todos vêm com base do fabricante e orientações a respeito. Falo para o cliente sobre o uso com a base, para evitar soltar com a mão, porque o estouro é mais forte”, disse Suziana Silva.

Em casos de acidentes leves ou mais graves, com explosões ou risco ambiental, o Corpo de Bombeiros e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) – 192 – devem ser acionados. Para denúncias, o consumidor pode ligar para o Centro Integrado de Operações Policiais (Ciop), no 193.

Fonte: RondoniaAgora

banner plan materia
floricultura

Comentarios

os comentaio sao de sua problia responsabilidade *

Novidades