O Pronto Socorro João Paulo II atendeu mais de 3.700 pacientes vítimas de acidentes de trânsito nos últimos três meses. Devido ao alto número de pacientes que dão entrada diariamente vítimas do trânsito violento, o governo de Rondônia lançou a campanha ” SOS João Paulo II, Por Amor à vida, Seja Prudente no Trânsito” que está sendo divulgada em outdoor espalhados em vários pontos da cidade, mídias digitais, rádios e TV’s, com objetivo de provocar na população uma reflexão sobre a gravidade e a extensão das conseqüências causadas pelas atitudes imprudentes ao pilotar uma motocicleta e ou no volante.
Os acidentes refletem dentro do Pronto Socorro João Paulo II e atualmente 70% dos atendimentos realizados por trauma na unidade são de pessoas acidentadas. O pronto socorro possui em torno de 150 leitos, incluindo apoio – para casos de internação – no Hospital de Base, Assistência Médica Intensiva (AMI) e outros 170 leitos no Serviço de Assistência Multidisciplinar Domiciliar (Samd), hospitais particulares e entre outras unidades de saúde.
Dos 3.708 pacientes vítimas de acidentes de trânsito atendidos de julho a setembro 3.095 foram acidentes envolvendo motociclistas. De acordo com as estatísticas do hospital, os motociclistas lideram o ranking dos atendimentos e diariamente são atendidos cerca de 15 a 20 pacientes vítimas de acidentes com motocicletas. Durante o final de semana esse número aumenta chegando a cerca de 46 atendimentos, envolvendo todos os tipos de acidentes de trânsito.
O diretor do Pronto Socorro João Paulo II, Carlos Eduardo Rocha Araújo afirma que no JPII são realizadas de 12 a 14 cirurgias por dia, de correção de fraturas causadas por acidente de trânsito, com média de 60 a 70 operações por semana, e mais 30 cirurgias no Hospital Santa Marcelina. ” A maioria das internações causadas por traumas vem do trânsito, essa campanha SOS João Paulo II serve de alerta para que todos envolvidos no trânsito tenham consciência sobre essa responsabilidade”, ressaltou.
O secretário de saúde Fernando Máximo chama a atenção ao fato de trânsito matar mais que os crimes violentos. “Lançamos a campanha SOS João Paulo II para alcançar diretamente os rondonienses. Esperamos mobilizar a sociedade civil para a conscientização social por um trânsito prudente, além de salvar vidas, diminuir os atendimentos no pronto socorro João Paulo II, que é um desafio da nossa gestão”, disse o secretário.
Ele ainda ressaltou o trabalho incansável da equipe do pronto socorro para atender a todos que precisam do João Paulo II.
Fonte: RondoniaAgora