Serviços ficarão suspensos nos dias 28 e 29 de novembro para adaptações no sistema do órgão. Novas placas começam a ser produzidas em 2 de dezembro.
Anunciado pelo Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO) para dezembro, o início da utilização da placa veicular padrão Mercosul deve gerar uma economia de R$ 54 aos usuários no estado. O valor é referente ao lacre e tarjeta que são exigidos no atual modelo usado.
De acordo com o Detran-RO, por conta das adaptações necessárias no sistema, a abertura de processos de emplacamento será suspensa entre os dias 28 e 29 de novembro.
Usuários que têm processos em andamento da atual placa cinza precisam concluir o serviço até o dia 29 de novembro. Caso não o façam, terão de iniciar novo processo para a placa Mercosul, acarretando em novo pagamento das taxas.
A partir do dia 2 de dezembro, os serviços serão retomados com a geração das placas no novo modelo. Além das diferenças visuais como cor, combinação de letras e números e itens de segurança, outra novidade para o motorista é a dispensa de lacre e tarjeta, que vai gerar uma economia de R$ 54 aos donos de veículos que fizerem emplacamento.
Segundo a autarquia, ainda não há uma tabela de preços divulgada pelos estampadores. Porém, o órgão diz que os valores não devem variam muito dos praticados atualmente.
Quem já tem o veículo com a placa cinza não precisa se preocupar em trocar o item, exceto: se for realizar transferência de município, unidade da federação, mudança de categoria, adição, substituição e perda ou qualquer dano à placa, como rompimento, furto ou roubo do lacre da placa ou tarjeta.
O órgão justificou os adiamentos na implantação do modelo com as prorrogações realizadas pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Além disso, desde o lançamento, houve mudanças nos procedimentos de credenciamento de estampadores e das especificações da placa.
Fonte: G1.Globo