728 x 90
[lbg_audio8_html5_shoutcast settings_id="1"]

Rio Madeira fica ‘esverdeado’ durante período seco, em RO

Aspecto é a cor real do rio. Mas com previsão de chuvas nas bacias que formam o Madeira, cor mais escura e barrenta deve voltar a predominar.

O rio Madeira tem apresentado uma coloração diferente. A cor marrom característica das águas agora está em um tom esverdeado. Mas a mudança de cor não é tão rara como se pensa, já que acontece normalmente no período de vazante (seca).

Segundo a engenheira do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), Ana Strava, a cor marrom é oriunda de sedimentos carregados pelo Madeira nos períodos em que ele está mais forte.

Na verdade, o aspecto mais esverdeado é a cor real do rio. A tonalidade é por causa das microalgas comuns nas águas.

“O rio Madeira é composto por três grandes bacias. Temos a bacia do rio Beni. Tem a bacia do rio Mamoré e, finalmente, a bacia do rio Guaporé. Como parou de chover já há algum tempo, aqui e na Bolívia, o rio começa a baixar suas águas. Começa a diminuir a sua velocidade. E quando está cheio, ele é muito poderoso. Ele tem muita força e carrega muito sedimento. Por isso que ele é daquela cor amarronzada, meio creme”, detalhou.

“Ele (rio Madeira) está carregando muita terra, muito sedimento. Quando ele perde essa força com a vazante, ele deixa cair essa carga, que a gente chama de descarga sólida, que ele vem carregando dos Andes até aqui na nossa porta em Porto Velho”, disse Ana Strava.

Entretanto, com previsão de chuvas nas bacias que formam o rio Madeira, a cor mais escura e barrenta deve voltar a predominar.

Apesar do Madeira estar “mais calmo”, o coordenador da Defesa Civil em Porto Velho, Marcelo Santos, alerta que é preciso ter cuidado.

“Sempre que estiver na margem do rio, usar o colete salva-vidas, não entrar no rio Madeira nesse período, de vazante do rio, em que ele está vulnerável sim. Mas vale a pena vir ver a água do rio Madeira limpa, esverdeada como se fosse água do mar”, reforçou.

Fonte: G1.Globo

banner plan materia
floricultura

Comentarios

os comentaio sao de sua problia responsabilidade *

Novidades