728 x 90
[lbg_audio8_html5_shoutcast settings_id="1"]

Mais de 150 mulheres participam do 1º Café com Conteúdo Agro Mulheres em Ariquemes, RO

Evento contou com participação de mulheres de todo estado, diz organização. Carolina Brazil, apresentadora do Rondônia Rural, mediou a edição.

Mais de 150 mulheres marcaram presença no 1º Café com Conteúdo Agro Mulheres, que ocorreu sábado (14) em Ariquemes (RO), no Vale do Jamari. O objetivo do evento foi levar conhecimento, trocar experiências, conectar e promover a interação entre mulheres das mais diversas cadeias que compõem o agro no campo e na cidade em Rondônia.

Participaram do evento produtoras rurais de grande, médio e pequeno porte, indígena, empresárias, microempreendedoras, advogadas, administradoras, pesquisadoras, extensionistas rurais, comunicadoras, agentes de vendas e comércio.

Entre os assuntos mencionados no Café com Conteúdo Agro Mulheres, questões de gestão, sucessão familiar, protagonismo feminino e casos de sucesso no agronegócio do estado entraram na roda de debates.

Painel

Segundo a organização, um dos pontos altos foi o momento do Painel, conduzido pela jornalista Carolina Brazil.

Entre as convidadas estavam a campeã do Concafé 2019, Poliana Perrut, a campeã do “Projeto Tribos”, a produtora indígena Dina Pagoyah Surui, e a pesquisadora Ana Karina. Elas dividiram experiências, dificuldades e preconceitos vividos cada uma em seu meio de atuação.

“Foi um marco para as mulheres de Rondônia. Uma conexão incrível entre os diversos setores e com certeza saímos deste de evento mais fortalecida. Compartilhando os problemas a gente consegue uma solução plausível. Foi uma experiência enriquecedora. Posso dizer até mesmo gloriosa”, destaca Perrut.

Equidade, valorização e reconhecimento

Beatriz Rosa, uma das idealizadoras do evento, destacou que a união entre as mulheres do agro é uma forma de fortalecer o laço que as ligam. “Estamos juntas por mais acesso ao conhecimento, por equidade e reconhecimento do nosso trabalho, para nos inspirar e nos fortalecermos na caminhada”, disse.

A jornalista Renata Silva fez uma analogia do Café com Conteúdo com uma semente para ressaltar que todo o trabalho está só começando.

“Plantamos a semente da transformação nos corações das mulheres que participaram ativamente deste encontro maravilhoso. Que elas sejam a voz das mulheres do agro onde estiverem, buscando a equidade e o reconhecimento dessa atuação que é desde sempre e ainda não é valorizada e pena com o preconceito velado ou escancarado”, reforçou.

Movimento Agro Mulheres Rondônia

O Movimento Agro Mulheres Rondônia é uma rede formada por voluntárias que estão envolvidas em toda a cadeia do agro no estado. É sem fins lucrativos e sem vínculos políticos, partidários, institucionais ou com empresas privadas.

A ideia é conectar mulheres para promover trocas de experiências e conhecimento, inspirar, gerar oportunidades, fortalecer a atuação por meio de treinamentos, aprendizados e informações, buscar a equidade e o reconhecimento, dar visibilidade à atuação das mulheres e representá-las nas mais distintas instâncias.

Surgiu em 2019 com a contadora que atua diretamente com o universo agro, Beatriz Rosa, e a produtora rural, Antonielly Rottoli. Atualmente, mais de mil mulheres fazem parte das redes sociais do Agro Mulheres Rondônia.

Fonte: G1.Globo

banner plan materia
floricultura

Comentarios

os comentaio sao de sua problia responsabilidade *

Novidades