Evento contou com participação de mulheres de todo estado, diz organização. Carolina Brazil, apresentadora do Rondônia Rural, mediou a edição.
Mais de 150 mulheres marcaram presença no 1º Café com Conteúdo Agro Mulheres, que ocorreu sábado (14) em Ariquemes (RO), no Vale do Jamari. O objetivo do evento foi levar conhecimento, trocar experiências, conectar e promover a interação entre mulheres das mais diversas cadeias que compõem o agro no campo e na cidade em Rondônia.
Participaram do evento produtoras rurais de grande, médio e pequeno porte, indígena, empresárias, microempreendedoras, advogadas, administradoras, pesquisadoras, extensionistas rurais, comunicadoras, agentes de vendas e comércio.
Entre os assuntos mencionados no Café com Conteúdo Agro Mulheres, questões de gestão, sucessão familiar, protagonismo feminino e casos de sucesso no agronegócio do estado entraram na roda de debates.
Painel
Segundo a organização, um dos pontos altos foi o momento do Painel, conduzido pela jornalista Carolina Brazil.
Entre as convidadas estavam a campeã do Concafé 2019, Poliana Perrut, a campeã do “Projeto Tribos”, a produtora indígena Dina Pagoyah Surui, e a pesquisadora Ana Karina. Elas dividiram experiências, dificuldades e preconceitos vividos cada uma em seu meio de atuação.
“Foi um marco para as mulheres de Rondônia. Uma conexão incrível entre os diversos setores e com certeza saímos deste de evento mais fortalecida. Compartilhando os problemas a gente consegue uma solução plausível. Foi uma experiência enriquecedora. Posso dizer até mesmo gloriosa”, destaca Perrut.
Equidade, valorização e reconhecimento
Beatriz Rosa, uma das idealizadoras do evento, destacou que a união entre as mulheres do agro é uma forma de fortalecer o laço que as ligam. “Estamos juntas por mais acesso ao conhecimento, por equidade e reconhecimento do nosso trabalho, para nos inspirar e nos fortalecermos na caminhada”, disse.
A jornalista Renata Silva fez uma analogia do Café com Conteúdo com uma semente para ressaltar que todo o trabalho está só começando.
“Plantamos a semente da transformação nos corações das mulheres que participaram ativamente deste encontro maravilhoso. Que elas sejam a voz das mulheres do agro onde estiverem, buscando a equidade e o reconhecimento dessa atuação que é desde sempre e ainda não é valorizada e pena com o preconceito velado ou escancarado”, reforçou.
Movimento Agro Mulheres Rondônia
O Movimento Agro Mulheres Rondônia é uma rede formada por voluntárias que estão envolvidas em toda a cadeia do agro no estado. É sem fins lucrativos e sem vínculos políticos, partidários, institucionais ou com empresas privadas.
A ideia é conectar mulheres para promover trocas de experiências e conhecimento, inspirar, gerar oportunidades, fortalecer a atuação por meio de treinamentos, aprendizados e informações, buscar a equidade e o reconhecimento, dar visibilidade à atuação das mulheres e representá-las nas mais distintas instâncias.
Surgiu em 2019 com a contadora que atua diretamente com o universo agro, Beatriz Rosa, e a produtora rural, Antonielly Rottoli. Atualmente, mais de mil mulheres fazem parte das redes sociais do Agro Mulheres Rondônia.
Fonte: G1.Globo